Relações no Ambiente de Trabalho

As relações no ambiente de trabalho devem pautar-se pela cortesia e diálogo, independente do cargo ou da posição ocupada, com pleno respeito aos direitos humanos fundamentais.

O princípio básico de valorização das pessoas na CENIBRA torna inaceitável qualquer atitude de assédio, discriminação, desqualificação, intimidação e constrangimentos em função de raça, cor, aparência, orientação sexual, gênero, convicção filosófica, política e religiosa, classe social, necessidade especial, estado civil, nível hierárquico ou qualquer outra forma de preconceito.

No enfoque ético, os gestores devem utilizar adequadamente mecanismos de reconhecimento e punição, acatar críticas, esclarecer dúvidas e eliminar preferências pessoais e emocionais em suas decisões. Os direitos à privacidade não serão invadidos e nem será permitido que outros o façam.

A transparência é outro importante princípio que deve estar sempre presente nas relações. Tal postura implica em agir continuamente com objetividade, clareza e franqueza.

A CENIBRA não aceita, internamente ou em seus parceiros de negócios, a adoção do trabalho forçado, escravo ou em condição análoga, assim como o uso de mão de obra infantil ou qualquer forma de exploração sexual.

Se menor de idade for contratado na condição de aprendiz, as leis aplicáveis e vigentes no País serão atendidas e a Empresa deverá assegurar que a atividade exercida não impedirá a continuidade de seus estudos.